Kit Do Amortecedor

O kit do amortecedor desempenha um papel importante no sistema de suspensão do carro, e é essencial para manter as rodas no chão, evitar desgastes e suportar a trepidação, garantindo o bom funcionamento do amortecedor e do sistema de suspensão do veículo.

Navegue por marcas

Exibindo 1 - 8 de 4.524 resultados

Mostrando página 1 de 20

O que é kit do amortecedor?

kit amortecedor é o conjunto de peças projetadas para realizar o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, a fim de absorver o impacto das trepidações naturais ao usar o automóvel e evitar danos. Um kit de amortecedor em boas condições, pode melhorar significativamente o desempenho da suspensão do veículo, oferecendo uma condução mais suave e segura.

Como funcionam as peças do kit amortecedor?

É importante destacar que o kit do amortecedor não inclui o amortecedor de suspensão. Ele contém peças complementares para a instalação ou manutenção do amortecedor. Assim, cada componente desempenha um papel fundamental na função de minimização de impactos ao dirigir, contribuindo para a segurança e conforto das pessoas ocupantes do veículo.

Quais peças compõem o kit amortecedor?

O kit de amortecedor é o conjunto de peças que realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro. Os kits amortecedores podem variar na combinação das peças, mas, geralmente, são compostos por:

  • Coxim: sua função é isolar a suspensão do metal da carroceria, sustentando assim o amortecedor.
  • Rolamento: ele auxilia o amortecedor, em conjunto com a mola, a girar o volante do carro até o final, para determinado lado na dianteira.
  • Batente: sua função é suavizar os impactos do final do percurso e garantir a otimização do funcionamento do conjunto amortecedor-mola, além de proteger as peças.
  • Coifa: sua função é cobrir a haste do amortecedor e protegê-lo de impurezas e sujeiras das ruas e estradas.

Tipos de kit amortecedor 

O kit amortecedor pode ser usado em duas posições diferentes para proporcionar mais estabilidade. Confira mais detalhes a seguir.

Kit amortecedor dianteiro

kit do amortecedor dianteiro é fundamental para a suspensão frontal do veículo. As peças são projetadas para absorver os impactos das ruas e estradas, tendo como função primária controlar o movimento vertical das rodas dianteiras e garantir uma condução suave e estável.

Kit do amortecedor traseiro

kit para amortecedor traseiro mantém a estabilidade lateral e o equilíbrio do automóvel. Esse equilíbrio é importante para prevenir balanços excessivos durante curvas e manobras e garantir uma condução mais segura.

Troca do kit amortecedor

A recomendação é substituir o kit amortecedor juntamente com os amortecedores, pois peças desgastadas podem ocasionar ruídos e prejudicar o desempenho e equilíbrio do automóvel. 

A troca do kit amortecedor deve ser realizada por uma pessoa especializada, em uma oficina mecânica de confiança, para garantir uma instalação correta. Além disso, especialistas também podem indicar quais kits e peças são ideais para o seu veículo, evitando assim, possíveis danos ao sistema de suspensão.

Quando as peças do kit amortecedor devem ser trocadas?

Se você notar sinais como desconforto ao dirigir, solavancos excessivos, ruídos e oscilações, pode ser que o kit do amortecedor esteja com alguma peça desgastada ou danificada e precise ser revisado.

Atente-se para estes sinais e lembre-se que a manutenção preventiva é sempre a melhor solução para garantir o bom funcionamento do sistema de suspensão e direção do seu carro.

Riscos ao não realizar a troca

É fundamental seguir as recomendações do fabricante do veículo e realizar a troca regular do kit para amortecedor, visto que ele somente pode cumprir seu papel se estiver com peças de qualidade. Alguns dos riscos ao não realizar a troca são:

  • Perda de controle do veículo: peças em mau estado de conservação podem comprometer a capacidade de controle do veículo, principalmente ao frear de forma brusca ou ao fazer manobras de emergência.
  • Instabilidade em altas velocidades: amortecedores desgastados podem causar instabilidade no veículo, especialmente em altas velocidades, tornando-o mais suscetível a perda de controle.
  • Entrada de sujeiras e impurezas no amortecedor: peças danificadas, como a coifa, por exemplo, podem facilitar a entrada de sujeiras e impurezas no amortecedor, visto que algumas delas possuem a função de proteger o sistema de amortecimento.

Esses são apenas alguns dos riscos de não realizar a troca das peças do kit amortecedor quando necessário, por serem componentes de extrema importância para o desempenho do amortecedor.

Na KarHub você encontra peças para instalação do amortecedor, kits completos de marcas renomadas, para encontrar a opção ideal para o seu veículo e garantir segurança ao sistema de amortecimento do seu automóvel. Compre peças de Suspensão veicular de qualidade no conforto da sua casa, com envio rápido e frete grátis em compras acima de R$ 300!